Intervenção em Patrimônio – Ouro Preto

03/12/2009

Ouro Preto, pra quem não conhece, é uma cidade linda. Totalmente preservada, com suas edificações, calçadas e calçamentos originais, abriga um grande número de universitários, devido à presença da UFOP (Universidade Federal de ouro preto). São inúmeras repúblicas, que tem como sede os antigos casarões.

A cidade nunca pára, e o clima é sempre festivo. Durante o carnaval, pessoas de todos os lugares se mandam para lá, ondem curtem festas nas repúblicas e carnaval de rua, com direito a trio elétrico, blocos, bandas e muito mais.

Ouro Preto é sede de grandes eventos também fora do carnaval. Todas essas festas acontecem nas praças da cidade, o que muitas vezes causa danos ao patrimônio histórico, já que nem todas as pessoas têm educação e respeito.

Vista da cidade através da sacada do Hotel Ouro Preto

Vista da cidade através da sacada do Hotel Ouro Preto

Foi pensando nisso que a Prefeitura Municipal convocou três escritórios para fazer o projeto de um centro de eventos para a cidade, sendo que o vencedor foi o de Humberto Hermeto e Francisco Albano Andrade, que propôs restaurar o pavilhão de uma antiga indístria. Segundo o Portal Arco Web,

“O conjunto ocupará a grande gleba onde funcionava a Companhia Industrial de Ouro Preto, fábrica de tecidos construída no final do século 19. A facilidade de acesso ao local, junto à rodovia BR-356 e ao lado da recém restaurada estação ferroviária Vitorino Dias, foi um dos fatores decisivos para a escolha da área.”

O bairro onde será implantado o Centro de Eventos, Bairro Padre Faria, é um bairro mais carente e periférico, que não segue o mesmo padrão de conservação de patrimônio dos outros bairros da cidade. A implantação deste complexo traria mais crescimento e valorizaria o local. E quando se fala em facilidade de acesso, isso significa muito, pois evita o trânsito intenso de veículos no interior da cidade, poupando-a de danos como por exemplo o desgaste do calçamento, a vibração do solo que danifica as edificações, a fumaça, o barulho, etc. Por ser uma cidade histórica, suas ruas não combinam com o trânsito de ônibus e  intenso fluxo de veículos (o que hoje é um grande problema em Ouro Preto).

“A solução parte do restauro do prédio principal – uma sólida construção com paredes perimetrais em alvenaria de pedra que beiram 60 centímetros de espessura – e da implantação de um pavilhão perpendicular, onde será instalado o palco. A demolição de diversas edificações posteriores, todas sem valor arquitetônico, abre espaço para grandes aglomerações humanas e evita interferências entre a fábrica e o pavilhão. Além disso, resgata a praça em frente da fábrica e libera a vista tanto para os dois edifícios como para o rio e a cachoeira existentes na gleba.”

Centro de Eventos. Fonte: Arco Web

Centro de Eventos. Fonte: Arco Web

As obras foram iniciadas no meio de 2008, e deverão finalizar em 2011.

Leia mais e veja o projeto completo em: www.arcoweb.com.br

Anúncios

4 Responses to “Intervenção em Patrimônio – Ouro Preto”

  1. Ana Reczek Says:

    tudo bem que eu sou leiga, mas que coisa bem feiozinha essa centro de eventos hem! Todo quadradão.

    Da a sensação de que vai reverberar todo o barulho do povo ali dentro.

  2. Priiiii Says:

    “Ouro preto onde eu fui onde eu ia…”
    amiiiis q cultura…adorei o blog :D
    congratulations

  3. Amábile Says:

    Oi, parabéns pelo blog… adorei a iniciativa. É uma maneira bem interessante de informar o pessoal a respeito do q está acontecendo no belissimo mundo da arquitetura…
    Ouro Preto é sensacional… é bom saber que ainda tem gente que busca preservar uma boa arquitetura, seja ela barroca, colonial, neoclássica…. É atraves da preservação da boa arquitetura que conhecemos um pouco mais da sociedade daquela época. Falando em Ouro Preto que tal publicar algo de Laguna?? tão mais perto e tbem rica em edificações históricas….
    Muito sucesso com seu novo blog… bjaooo

  4. sandra Says:

    Parabéns pelo blog Márcia.

    Adorei ver que estão correndo atrás pra preservar Ouro Preto…..adoro essa cidade.

    bjos


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: