Qual a função social do arquiteto?

03/10/2009

Estudamos 5 anos, viramos noites, gastamos horrores com plotagens e material… tudo isso pra quê? Tem gente que pensa que ser arquiteto é simplesmente projetar casas e interiores.

Ao contrário disso, devemos usar nosso conhecimento pro benefício geral da comunidade. Se temos tantas atribuições, pra que focar em uma só? Claro que todo mundo vai se especializar em alguma coisa, mas isso não significa deixar de lado as outras coisas. Além disso, trabalhar sempre levando a sério a legislação e a ética já é um bom começo pra quem quer ser mais do que um projetista formado.  Isso serve pra qualquer profissão. Não fazer as coisas por debaixo dos panos, respeitar os colegas, as instituições e conselhos, e tudo mais que nossas mães sempre falaram.

Eu quero trabalhar com habitação social. Acabei me interessando por isso depois que começaram a falar sobre o assunto na faculdade… acho que, entre passar a vida projetando coisas normais ou me dedicar a um assunto que a maioria despreza, prefiro a segunda opção.

Claro que tenho um conceito pra tudo isso, mas resumindo, quero contribuir de alguma forma com as pessoas que não tiveram as oportunidades que eu tive na vida. Aquele história toda de conforto e qualidade de vida. Quero isso para todos, não só pra quem pode pagar por regalias tecnológicas que custam uma banana. Vamos investir em sistemas construtivos alternativos! Universidades, invistam em pesquisas! Novos materiais, novos conceitos! Acreditem na opinião de quem será beneficiado… questionem, mudem, mas não bebam pepsi porque faz mal pros dentes!

Anúncios

3 Responses to “Qual a função social do arquiteto?”

  1. corbata1982 Says:

    bem-vinda!

    beijão,

  2. Alex Milho Says:

    É isso aí Márcia, boa sorte com o blog. Agora é só voltar a escrever no twitter pra divulgar ele rapidinho.

    Abraço.


  3. Marcia, uma satisfação saber que irás trabalhar com arquitetura voltada à habitação social e que tens este ímpeto de ajudar as pessoas.

    Em um futuro próximo, gostaria muito de manter contato contigo e trocar ideias, já que moramos tão perto (estou em Araranguá).

    Sábado e Domingo estarei em Criciúma participando do Criciúma Open, no Mampituba, mas fica muito em cima para combinar algo.

    Deixe-me primeiro explicar-lhe virtualmente meus projetos e aí sim poderemos algum dia bater um papo pessoalmente.

    Abraço fraterno e sucesso no blog, na vida e nos seus ideais. ;-D


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: